Dia do Fazendário é comemorado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa realizou, nessa segunda-feira (30/9), sessão solene em comemoração ao Dia do Fazendário, celebrado no último sábado (28/9). Durante a solenidade, requerida pelo deputado Manuel Duca (PDT), servidores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) foram homenageados e receberam comendas em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, ressaltou a importância dos fazendários para o desenvolvimento do Ceará e disse que a carreira do fazendário deve passar por mudanças em razão do avanço da tecnologia.“No entanto, isso não é motivo para espanto ou medo, pois temos trabalhado ativamente para que essa categoria – tradicionalmente associada ao papel da arrecadação e da gestão – mostre a identidade e a densidade da sua atividade por meio da qualificação”, afirmou.

O deputado Audic Mota (PSB), que presidiu a sessão solene, parabenizou todos os presentes pela data e destacou o convênio realizado entre a União dos Vereadores e Câmaras do Ceara (UVC) e o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf/CE). “O Sintaf, ao lado da UVC, pregou e levou educação legislativa e tributária a todo o Estado do Ceará, em um grande movimento de eventos regionais”, lembrou.

O auditor fiscal e deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) chamou atenção para o projeto de lei que limita atuação dos auditores fiscais, pautado para votação no plenário da Câmara dos Deputados. “Eles começam na Receita Federal, mas querem fazer escola no Brasil inteiro. É uma coisa complicada, mas a gente não pode se calar. Tem que defender e reafirmar nesse Dia do Fazendário”, frisou.

De acordo com o diretor de organização do Sintaf/CE, Francisco Lúcio Mendes Maia, a missão do servidor fazendário é arrecadar tributos para que eles sejam aplicados nas atividades-fim do Estado. “Além de arrecadar os tributos, nós também gerenciamos esses recursos, ou seja, nós gerenciamos todo o ciclo de finanças públicas do Estado: arrecadação e aplicação”, explicou.

Receberam homenagens os auditores fiscais Abrahão Sampaio de Lacerda (aposentado), Carlos Brasil Gouveia, Idilvan Alencar e Jucélio Praciano Rodrigues de Sousa, além do Sindicato dos Fazendários do Ceará. Também foi homenageada, “in memoriam”, a auditora fiscal Maria do Carmo Moreira Serra Azul.

Também esteve presente à solenidade a diretora financeira da Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará (AAFEC), Elenilda dos Santos.

Fonte: Sefaz/Ce