Sefin elabora passo a passo para emissão da nota fiscal avulsa pela internet

Em uma semana, 677 contribuintes acessaram o site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) para emitir a nota fiscal de serviços avulsa. Esse número corresponde à quantidade de Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs) emitidos de 2 a 9 de maio. Desde o último 2, o processo de emissão pode ser totalmente feito pela internet por aqueles que já costumam emitir o documento. Para os que ainda não têm cadastro na Sefin, só o primeiro atendimento é presencial (Rua Gal. Bezerril, 755 – Centro, de 8h às 16h30). Concluída esta etapa, as próximas notas podem ser retiradas no site www.sefin.fortaleza.ce.gov.br, em “Serviços, Emissão de Documentos, Nota Fiscal de Serviços Avulsa”.

O processo de emissão pela internet é bem simples (confira o passo a passo elaborado pela Sefin ao final desta página). São três etapas básicas. Primeiro, o usuário cadastra a NFSe-A, informando os dados do prestador e do tomador do serviço, o serviço prestado com seus respectivos valores e quantidades. Em seguida, emite o DAM, que deverá ser pago na rede arrecadadora credenciada pela Sefin. O valor do tributo a ser pago é calculado automaticamente e será adicionado do valor da Taxa de Expediente, cobrada pela operação. O terceiro passo é a emissão da NFSe-A propriamente dita, documento de caráter fiscal que deve ser apresentado ao tomador do serviço. A Sefin esclarece que a emissão só será habilitada para o DAM com pagamento processado eletronicamente, que ocorre, em geral, no dia útil seguinte ao pagamento.

A ferramenta desenvolvida pela Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação (CGETI) da Sefin permite ainda que o contribuinte consulte na web todas as notas que já emitiu. No primeiro momento só poderão emitir a NFSe-A totalmente pela internet os prestadores de serviços pessoa física.

 

Clique aqui para consultar o passo a passo para emissão da nota fiscal eletrônica

Fonte: SEFIN Fortaleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *