Sindcont-Ce realiza curso sobre o E-Social

O Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará realiza nos dias 15 e 16 de janeiro, das 14h as 18h sobre o E-Social.

O curso será ministrado pela advogada trabalhista Karina Natali Tavares. O evento acontecerá na sede do sindicato localizado na Rua Pêro Coelho, 319, Centro.

Maiores informações no telefone (85) 3252.4739.

Saiba mais sobre o E-Social (Com respostas fornecidades pelo Governo Federal):

O que é Social?

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTb.

Por meio desse canal, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, 15 obrigações:

GFIP  –  Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social

CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT

RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

LRE –  Livro de Registro de Empregados

CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho