Com a finalidade de medir o grau de satisfação de diferentes públicos-alvo em relação a projetos, atividades e ações desenvolvidas, o Conselho Federal de Contabilidade realiza, semestralmente, algumas pesquisas que compõem o Sistema de Gestão por Indicadores da entidade. Durante o último mês de junho, foram aplicadas cinco Pesquisas de Satisfação, e os resultados alcançados são considerados satisfatórios.
No levantamento direcionado aos seus funcionários, cujo objetivo estratégico é atrair e reter talentos, o CFC buscou avaliar o grau de aceitação em relação às condições físicas e ambientais, relacionamentos, ações sociais e comunicação interna. Foram respondidos 108 formulários e o resultado final foi de 76,66% de satisfação.
Também foi aplicada pesquisa para avaliar o nível de aceitação dos profissionais da contabilidade quanto às ações desenvolvidas pelo CFC. Dos questionários enviados, responderam 10.135 profissionais, sendo que o resultado foi de 74,09% de satisfação.
Duas pesquisas foram dirigidas aos formadores de opinião – jornalistas, empresários, políticos, gestores de entidades de classe e coordenadores de curso de Ciências Contábeis – e à população em geral. Os dados obtidos por meio desses levantamentos têm o propósito de gerar ações de fortalecimento da imagem Sistema CFC/CRCs e da profissão contábil perante a sociedade. Pela população, foram respondidos 629 questionários, que apresentaram um grau de satisfação de 62,92%. Já pelos formadores de opinião, houve retorno de 48 pesquisas, com o resultado de 65,67% de satisfação.
O levantamento também buscou informações nos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade, para medir o nível de satisfação quanto ao atendimento das diferentes áreas do CFC. O objetivo estratégico dessa pesquisa é garantir a qualidade e a confiabilidade nos processos e procedimentos. Foram respondidos 213 questionários e o grau de satisfação atingido foi de 84,66%.
A partir dos dados apurados, serão implementadas ações que contribuam para a melhoria da imagem dos profissionais e da qualidade dos serviços prestados.
O CFC destaca que todos foram convidados a participar das pesquisas de forma voluntária e anônima.
Fonte: Comunicação CFC